SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Educação popular e formação de professores: uma experiência em construçãoA história do ensino superior francês: por uma abordagem global índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FREITAS, Ana Lúcia Souza de  e  MACHADO, Maria Elisabete. Formação com educadores/as e os desafios da práxis da educação popular na universidade. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.02, pp.137-144. ISSN 1981-2582.

O artigo retoma e contribui para a atualidade do tema da refundamentação da Educação Popular (EP). Analisa o potencial transformador da EP como base da formação inicial de educadores/as e propõe a expressão formação com educadores/as para enfatizar a reciprocidade das aprendizagens que se realizam diante das peculiaridades de um Projeto Pedagógico de Curso fundamentado nesta perspectiva. Põe em diálogo as referências de Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos para enfatizar a validade epistemológica do saber da experiência e propor a ecologia de saberes como uma alternativa à monocultura do saber e do rigor. Aprender a partir da escuta dos educandos é um caminho que se anuncia para a refundamentação da EP e para a sua práxis no contexto da Universidade.

Palavras-chave : Educação Popular; Formação com Educadores/as; Ecologia de Saberes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )