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Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ANDRE, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.03, pp.174-181. ISSN 1981-2582.

O texto analisa o processo de constituição do campo de formação de professores, com base em cinco critérios propostos por Garcia (1999): existência de objeto próprio, metodologia específica, uma comunidade de cientistas que define um código de comunicação próprio, integração dos participantes no desenvolvimento da pesquisa e reconhecimento da formação de professores como um elemento fundamental na qualidade da ação educativa, por parte dos administradores, políticos e pesquisadores. Apoiado em pesquisas da área, assim como em várias iniciativas da comunidade científica, o texto conclui que houve muitos avanços, nos últimos dez anos, no sentido da constituição de um campo autônomo de estudos e aponta alguns caminhos para fortalecer a área.

Palabras clave : Formação Docente; Campo de Estudos; Pesquisa Sobre Formação de Professores.

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