SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número03Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ANDRE, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.03, pp.174-181. ISSN 1981-2582.

O texto analisa o processo de constituição do campo de formação de professores, com base em cinco critérios propostos por Garcia (1999): existência de objeto próprio, metodologia específica, uma comunidade de cientistas que define um código de comunicação próprio, integração dos participantes no desenvolvimento da pesquisa e reconhecimento da formação de professores como um elemento fundamental na qualidade da ação educativa, por parte dos administradores, políticos e pesquisadores. Apoiado em pesquisas da área, assim como em várias iniciativas da comunidade científica, o texto conclui que houve muitos avanços, nos últimos dez anos, no sentido da constituição de um campo autônomo de estudos e aponta alguns caminhos para fortalecer a área.

Palavras-chave : Formação Docente; Campo de Estudos; Pesquisa Sobre Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )