SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue03Formação de professores: a constituição de um campo de estudosA problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FLORES, Maria Assunção. Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.03, pp.182-188. ISSN 1981-2582.

Neste artigo apresentamos um conjunto de reflexões sobre aquilo que consideramos como (alguns dos) aspectos essenciais na formação inicial de professores. Este exercício decorre dos trabalhos em que temos estado envolvidas ao longo dos últimos anos, quer na formação de professores, quer em projectos de investigação que temos vindo a realizar neste domínio. Mais concretamente, reflectimos sobre o processo de tornar-se professor, a natureza complexa e problemática do ensino, a teoria e a prática na formação inicial e o papel da investigação e da reflexão e ainda o papel e influência dos formadores de professores. Terminamos com algumas pistas que poderão ser objecto de maior investigação e reflexão no futuro.

Keywords : Formação Inicial; Formadores de Professores; Concepção de Professor; Socialização Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )