SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número03Formação de professores: a constituição de um campo de estudosA problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FLORES, Maria Assunção. Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.03, pp.182-188. ISSN 1981-2582.

Neste artigo apresentamos um conjunto de reflexões sobre aquilo que consideramos como (alguns dos) aspectos essenciais na formação inicial de professores. Este exercício decorre dos trabalhos em que temos estado envolvidas ao longo dos últimos anos, quer na formação de professores, quer em projectos de investigação que temos vindo a realizar neste domínio. Mais concretamente, reflectimos sobre o processo de tornar-se professor, a natureza complexa e problemática do ensino, a teoria e a prática na formação inicial e o papel da investigação e da reflexão e ainda o papel e influência dos formadores de professores. Terminamos com algumas pistas que poderão ser objecto de maior investigação e reflexão no futuro.

Palabras clave : Formação Inicial; Formadores de Professores; Concepção de Professor; Socialização Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )