SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue03Algumas reflexões em torno da formação inicial de professoresDesafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

CUNHA, Maria Isabel da  and  ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.03, pp.189-197. ISSN 1981-2582.

A reflexão que toma os docentes iniciantes como eixo de análise vem se estabelecendo de forma crescente em muitos países. Nesse estudo estão focadas as tendências de análise do tema, com recorte especial na docência do ensino superior, num contexto de ampliação do acesso a esse nível de escolarização. Como os jovens professores se integram nas atividades de ensino? Que vem sendo estudado no campo da iniciação à docência que poderia impactar a universidade? Esses são questionamentos que mobilizam o aprofundamento investigativo, procurando explicitar a importância do tema numa dimensão pedagógica e política.

Keywords : Professores Iniciantes; Docência Universitária; Iniciação à Docência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )