SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número03Algumas reflexões em torno da formação inicial de professoresDesafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CUNHA, Maria Isabel da  y  ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.03, pp.189-197. ISSN 1981-2582.

A reflexão que toma os docentes iniciantes como eixo de análise vem se estabelecendo de forma crescente em muitos países. Nesse estudo estão focadas as tendências de análise do tema, com recorte especial na docência do ensino superior, num contexto de ampliação do acesso a esse nível de escolarização. Como os jovens professores se integram nas atividades de ensino? Que vem sendo estudado no campo da iniciação à docência que poderia impactar a universidade? Esses são questionamentos que mobilizam o aprofundamento investigativo, procurando explicitar a importância do tema numa dimensão pedagógica e política.

Palabras clave : Professores Iniciantes; Docência Universitária; Iniciação à Docência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )