SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue03A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitárioA didática na formação pedagógica de professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

LEITE, Carlinda  and  FERNANDES, Preciosa. Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos?. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.03, pp.198-204. ISSN 1981-2582.

Neste texto, mobilizam-se argumentos que têm apoiado propostas curriculares centralizadas versus descentralizadas e discutem-se os papéis que, nesses modos de configurar o currículo e a educação escolar, são atribuídos aos professores. De modo mais específico, focam-se os desafios que, em Portugal, se têm colocado às escolas e aos professores na construção de inovações geradoras de mudanças que melhorem a qualidade das aprendizagens e contribuam para uma maior justiça social e enunciam-se possibilidades e constrangimentos que têm de enfrentar.

Keywords : Currículo; Professores; Mudança Curricular e Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )