SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número03A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitárioA didática na formação pedagógica de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

LEITE, Carlinda  y  FERNANDES, Preciosa. Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos?. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.03, pp.198-204. ISSN 1981-2582.

Neste texto, mobilizam-se argumentos que têm apoiado propostas curriculares centralizadas versus descentralizadas e discutem-se os papéis que, nesses modos de configurar o currículo e a educação escolar, são atribuídos aos professores. De modo mais específico, focam-se os desafios que, em Portugal, se têm colocado às escolas e aos professores na construção de inovações geradoras de mudanças que melhorem a qualidade das aprendizagens e contribuam para uma maior justiça social e enunciam-se possibilidades e constrangimentos que têm de enfrentar.

Palabras clave : Currículo; Professores; Mudança Curricular e Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )