SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue03Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos?Os professores formadores e os saberes de orientação mediante ações tutorais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

MARTIN, Pura Lúcia Oliver  and  ROMOMANOWSKI, Joana Paulin. A didática na formação pedagógica de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.03, pp.205-212. ISSN 1981-2582.

Esse artigo discute a didática na formação pedagógica de professores nos cursos de licenciaturas, as prioridades estabelecidas para a formação dos professores, a tendência e o papel da didática nessa formação hoje. Resulta de pesquisa de abordagem qualitativa com professores e coordenadores dos cursos de licenciatura de cinco universidades do Paraná. Mostra que a didática tende a priorizar aspectos específicos do fazer pedagógico em detrimento da sua dimensão de totalidade. Indica uma ênfase na aprendizagem: “aprender a aprender”, centralizada no aluno como sujeito intelectualmente ativo, criativo, produtivo, capaz de dominar os processos de aprender.

Keywords : Didática; Formação de Professores; Licenciatura; Teoria e Prática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )