Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
MARTIN, Pura Lúcia Oliver e ROMOMANOWSKI, Joana Paulin. A didática na formação pedagógica de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.03, pp.205-212. ISSN 1981-2582.
Esse artigo discute a didática na formação pedagógica de professores nos cursos de licenciaturas, as prioridades estabelecidas para a formação dos professores, a tendência e o papel da didática nessa formação hoje. Resulta de pesquisa de abordagem qualitativa com professores e coordenadores dos cursos de licenciatura de cinco universidades do Paraná. Mostra que a didática tende a priorizar aspectos específicos do fazer pedagógico em detrimento da sua dimensão de totalidade. Indica uma ênfase na aprendizagem: “aprender a aprender”, centralizada no aluno como sujeito intelectualmente ativo, criativo, produtivo, capaz de dominar os processos de aprender.
Palavras-chave : Didática; Formação de Professores; Licenciatura; Teoria e Prática.