SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número03A didática na formação pedagógica de professoresO diálogo acadêmico entre orientadores e orientandos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de  y  ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de. Os professores formadores e os saberes de orientação mediante ações tutorais. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.03, pp.213-221. ISSN 1981-2582.

Neste trabalho identificamos saberes de orientação que professores orientadores mobilizam mediante o trabalho desenvolvido em atividades de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Na pesquisa qualitativa, investigamos quatro professores de um Curso de Licenciatura em Química, surgindo saberes de orientação: dialógicos e afetivos; relativos à autoformação e auto-organização; ação colaborativa; técnico-científicos e pedagógicos relativos às áreas de conhecimento e os saberes sobre os processos teórico-práticos de aprendizagem da docência. Destacamos que os formadores desenvolvem os saberes dialógicos e afetivos e os de autoformação e auto-organização baseados na reflexão permanente. Os saberes de orientação voltados à ação colaborativa, os técnico-científicos e pedagógicos e os relativos processos teórico-práticos da aprendizagem sobre a docência precisam ser mais mobilizados na universidade e nas parcerias interinstitucionais.

Palabras clave : Saberes Docentes; Saberes de Orientação; Formação de Formadores; Racionalidade Emancipatória.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )