SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número03Os professores formadores e os saberes de orientação mediante ações tutorais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá  y  VEIGA, Ilma Passos Alencastro. O diálogo acadêmico entre orientadores e orientandos. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.03, pp.222-226. ISSN 1981-2582.

O texto tem o objetivo de discutir a voz de orientandos e seus respectivos orientadores sobre as contribuições e fragilidades de ambos para o êxito da produção acadêmica. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em cursos de pós-graduação da UnB. O campo empírico foi o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e oito alunos egressos do mestrado, com seus respectivos orientadores, no total de dezoito. O instrumento de pesquisa aplicado ao orientando foi o questionário e, ao orientador, a entrevista. A pesquisa revelou que, nem sempre, a forma como orientador e orientando se apresentam corresponde ao olhar do outro, apesar da identificação de pontos convergentes. Entender os meandros do cruzamento desses olhares é o desafio do texto.

Palabras clave : Educação Superior; Pós-Graduação; Orientação Acadêmica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )