SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Aprender haciendo: paideia y phronesis en Aristóteles índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FLICKINGER, Hans-Georg. Autonomia e reconhecimento: dois conceitos-chave na formação. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.01, pp.07-12. ISSN 1981-2582.

O ensaio quer mostrar porque autonomia e reconhecimento deveriam ser considerados dois conceitos-chave para uma discussão adequada dos objetivos do processo de educação. Recorrendo à fundamentação kantiana da autonomia e aos argumentos hegelianos acerca do reconhecimento, é possível revelar a relação mútua entre os dois conceitos; uma relação da qual a teoria de reconhecimento, defendida por A. Honneth, faz a condição para conquistar a verdadeira autonomia e autoestima.

Palavras-chave : Educação; Autonomia; Reconhecimento; Honneth.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )