SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Formação como plasma socialFormação (Bildung): entre o sagrado e o profano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

TREVISAN, Amarildo Luiz. Dois rapazes teimosos: a formação nas figuras do espírito. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.01, pp.42-48. ISSN 1981-2582.

Com a queda dos fundamentos metafísicos da razão, surge a necessidade de revisar a formação na alegoria da caverna platônica. Para isso, buscamos apoio nas categorias hegelianas da fenomenologia do espírito - estoicismo, ceticismo e consciência infeliz -, não obstante a distância histórica que separa as duas experiências formativas. Para Hegel, a formação do espírito não pode ocorrer igual à metáfora dos rapazes teimosos (ceticismo ou estoicismo), pois isso leva justamente ao desenvolvimento da consciência infeliz. A saída pode estar na articulação desses elementos na ideia do reconhecimento. Porém, levando em conta a situação em que se encontram os aprisionados no fundo da caverna, cremos que ainda não existe aí tal espírito da formação, embora não se possa dizer o mesmo sobre a presença da Filosofia. Resta saber se essa oposição contribui também para desencadear as experiências de fracasso da formação atualmente e, ainda, de que maneira é possível articular esses dispositivos para que o reconhecimento não seja negado.

Palabras clave : Formação; Figuras do Espírito; Reconhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )