SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Dois rapazes teimosos: a formação nas figuras do espíritoFormação da identidade em tempos de mudanças velozes e multiplicidade normativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SATTLER, Martin. Formação (Bildung): entre o sagrado e o profano. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.01, pp.50-55. ISSN 1981-2582.

O artigo parte do reconhecimento que a formação (Bildung) encontra-se em crise, gerando transformações em todo o sistema educacional. A crise, de natureza sócio-política, projeta novas perguntas sobre as condições de possibilidade da formação e a relação homem-natureza (crise ecológica). Na análise dessa crise, assume relevância o processo de secularização, suas metamorfoses simbólicas (o deslocamento do sagrado ao profano) e as repercussões na política, em especial, para o Estado nacional. Conclui pela impossibilidade de pensar a formação sem a autocompreensão dos profundos efeitos causados pelos laços internos gerados em tal processo de secularização, que desloca elementos do sagrado ao profano, como um modo de manter vínculo social.

Palavras-chave : Formação (Bildung); Natureza; Política; Secularização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )