SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Formação (Bildung): entre o sagrado e o profanoCrítica à moral e educação: sobre o espírito livre de Nietzsche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

NUNNER-WINKLER, Gertrud. Formação da identidade em tempos de mudanças velozes e multiplicidade normativa. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.01, pp.56-64. ISSN 1981-2582.

A identidade (como identidade de papéis ou identidade do eu) não é mais fundada e estabilizada através de arranjos socioestruturais. Concepções pós-modernas de identidade enfocam a abertura da formação de identidade por toda vida e compreendem a pessoa como produto da pluralidade de suas escolhas fáticas realizadas. Essa é uma descrição a partir da perspectiva exterior. Baseado em dados empíricos, mostra-se, no entanto, que as pessoas mesmas definem a relevância identitária das características próprias, das escolhas feitas anteriormente e das mudanças pessoais. Elas asseguram sua identidade através do autocomprometimento com valores que lhe são importantes. Para muitos, suas convicções morais lhes são importantes. O comprometimento com valores, o qual corresponde à moral autônoma universal moderna, permite a estabilização a longo prazo de uma identidade baseada na fidelidade a princípios.

Palavras-chave : Identidade; Moral; Relativismo; Mudança Socioestrutural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )