SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Crítica à moral e educação: sobre o espírito livre de NietzscheLeitura em livros didáticos: a argumentação em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MAUES, Olgaíses Cabral. A política da OCDE para a educação e a formação docente. A nova regulação?. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.01, pp.75-85. ISSN 1981-2582.

O texto socializa o resultado da análise de documentos elaborados pela OCDE, buscando identificar as concepções de educação e de formação docente que esta instituição defende. A escolha da OCDE como referência de análise sobre a temática da formação de professores está ligada ao papel que este organismo desempenha em relação à educação, o que tem se manifestado por meio de documentos, da divulgação de relatórios de pesquisa e do “aconselhamento” oferecido aos países membros e a outros. A conclusão a que se chegou a partir das análises é a de que a OCDE sustenta que a educação desempenha um papel-chave para o crescimento econômico, ressaltando a importância do professor para a qualidade do ensino.

Palavras-chave : Organismos Internacionais; Formação Docente; Política Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )