SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue01A política da OCDE para a educação e a formação docente. A nova regulação?Formação de professores: reflexões a partir de uma experiência em ambiente virtual de aprendizagem colaborativa na pós-graduação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

LEAL, Telma Ferraz; BRANDAO, Ana Carolina Perrusi Alves  and  TORRES, Mirela Rejane Pereira. Leitura em livros didáticos: a argumentação em questão. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.01, pp.86-98. ISSN 1981-2582.

O estudo analisou os diferentes tipos de pergunta de compreensão de texto, que podem estimular o desenvolvimento de habilidades argumentativas. Foram analisadas sete coleções de livros didáticos de língua portuguesa, sendo identificados 13 tipos de perguntas. Em cinco coleções, observou-se um baixo investimento de questões voltadas para o desenvolvimento de capacidades argumentativas. No entanto, duas coleções se destacaram pela diversidade das perguntas de compreensão dessa natureza.

Keywords : Argumentação; Leitura; Livro Didático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )