SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Formação de professores: reflexões a partir de uma experiência em ambiente virtual de aprendizagem colaborativa na pós-graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FERREIRA, Márcia Ondina Vieira. Construção de identidades docentes: entre a vocação, as necessidades objetivas e os processos sociais. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.01, pp.106-112. ISSN 1981-2582.

Aborda-se a construção das identidades docentes, argumentando-se que decorrem das regulações do trabalho do professorado em cada contexto. Na primeira parte do texto apresenta-se uma concepção de identidade, defendendo-se a constante provisoriedade das identidades e indicando-se que são resultado de disputas. Ao aplicar-se essa noção ao caso do professorado, afirma-se que a intensa referência às identidades, atualmente, denota que vivemos um momento de transformação do que se espera do trabalho docente. As identidades docentes não são conferidas ao acaso, nem dependem, exclusivamente, da formação recebida. Para exemplificar tal tese, na segunda parte do texto são apresentadas a gênese e a constituição da docência na Argentina, onde, com o passar do tempo, distintos modelos de docentes têm sido enfatizados: o modelo vocacional - sacerdotes e vestais; o de funcionários de Estado; o de técnicos especializados; o de trabalhadores assalariados. Por fim, nas conclusões, retoma-se o abordado, relacionando-o com o título do trabalho.

Palavras-chave : Trabalho Docente; Identidades Docentes; Regulação do Trabalho Docente; Docência na Argentina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )