SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Exploração do sujeito problemático: história de vida, subjetividade, experiência de vidaSobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.02, pp.147-156. ISSN 1981-2582.

Focaliza-se as narrativas autobiográficas como prática pedagógica, com o objetivo de refletir sobre a ressignificação da experiência, no contexto da formação de formadores. Inicialmente, expõem-se alguns recortes históricos para definir a noção de experiência e pontuar aproximações sobre sua fluidez e impermanência, a partir dos estudos de Dilthey, Gadamer, Jay e Ricoeur. Apresenta-se, em seguida, o grupo reflexivo como dispositivo de formação de formadores e discutem-se as diferentes etapas do seu funcionamento nos ateliês de escrita autobiográfica, que constituem a parte prática de uma disciplina teórica sobre pesquisa (auto)biográfica, na pós-graduação. Finalmente, traz-se nosso entendimento sobre os vínculos que se entretecem entre linguagem, reflexividade biográfica e consciência histórica, nas narrativas de si. Nas considerações em aberto, problematiza-se o lugar da escrita autobiográfica como prática de formação na modernidade avançada.

Palavras-chave : Reflexividade; Narrativas Autobiográficas; Ressignificação da Experiência; Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )