Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.02, pp.157-167. ISSN 1981-2582.
O presente artigo focaliza a análise do conceito de formação no contexto da abordagem (auto)biográfica. Observa-se que, no campo educativo, para além da contribuição nos processos de investigação, a especificidade da referida perspectiva coloca-se, nomeadamente, por seu potencial formador. Busca-se, assim, ao longo do texto, trazer reflexões sobre sentidos da formação, inicialmente destacando o conceito por meio da revisão de literatura e, a seguir, tematizando as articulações possíveis quanto à aprendizagem experiencial e aos processos identitários, que, de forma recorrente, interrelacionam-se à formação, na literatura estudada.
Palavras-chave : Formação; Abordagem (Auto)Biográfica; Aprendizagem Experiencial; Processos Identitários.