SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formaçãoFormação docente e dispositivo grupal: aprendizagens e significações imaginárias no espaço biográfico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

PERES, Lúcia Maria Vaz. Movimentos (auto)formadores por entre a pesquisa e a escrita de si. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.02, pp.173-179. ISSN 1981-2582.

O texto tem como intuito visibilizar alguns fragmentos referentes ao processo (auto)formativo da pessoa na pesquisadora, implicada na pesquisa e na escrita de si. Numa espécie de exercício hermenêutico de si e do outro, o texto vai mostrando os processos pelos quais nos tornamos o que somos e como vamos sendo, a partir dos estudos das histórias de vida em formação, com alguns aportes do imaginário. As problematizações aparecem num duplo movimento: Por que pesquisamos? O que pesquisamos? Desse modo, vai compondo os achados da pesquisa história de vida em formação, realizada com oito alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, no período de quatro anos, para mostrar as matrizes existenciais e simbólicas que regem as escolhas profissionais.

Palavras-chave : Histórias de Vida; Formação; Imaginário; Escolhas Profissionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )