SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Movimentos (auto)formadores por entre a pesquisa e a escrita de siVelhas histórias coladas à pele: a importância das histórias de vida na formação do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Formação docente e dispositivo grupal: aprendizagens e significações imaginárias no espaço biográfico. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.02, pp.180-188. ISSN 1981-2582.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS - começou a questionar-se sobre a importância do grupo de pesquisa para a formação docente. Almeja-se, nesta pesquisa, conhecer as possibilidades de pensar o grupo como um dispositivo de formação; identificar os saberes e as representações construídas pelas pessoas que compartilham a experiência da produção coletiva em um grupo de estudos e pesquisas; contribuir para a sustentação de alternativas teóricas no campo da formação de professores. Busca-se, através das trajetórias de formação dos sujeitos, conhecer as aprendizagens, as significações imaginárias e a possibilidade de ver o grupo como um dispositivo de formação. Nesses resultados, uma característica forte mencionada pelos sujeitos foi a diversidade como fator positivo no grupo, o intercâmbio de ideias, pensamentos, aprendizagens e vivências que esse espaço coletivo pode proporcionar.

Palabras clave : Dispositivo Grupal; Significações Imaginárias; Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )