SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Formação docente e dispositivo grupal: aprendizagens e significações imaginárias no espaço biográficoAbordagem (auto)biográfica: narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

HONORIO FILHO, Wolney. Velhas histórias coladas à pele: a importância das histórias de vida na formação do professor. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.02, pp.189-196. ISSN 1981-2582.

O objetivo deste texto é refletir sobre a importância das narrativas e histórias de vida na formação do professor; problematizar a narrativa que dá forma ao vivido enquanto experiência de vida e aprendizagem, tomando-a uma experiência de estranhamento no processo de ensino-aprendizagem e produção do sujeito. O fio condutor é o veio teórico-metodológico da pesquisa com Histórias de Vida, tendo a narrativa autobiográfica e as biografias educacionais como fontes, além do trabalho com identidades pessoais e coletivas, construídas em processos sócio-históricos.

Palabras clave : Histórias de Vida; Biografia Narrativa; Identidade Pessoal e Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )