SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue02Velhas histórias coladas à pele: a importância das histórias de vida na formação do professorUma história das práticas de ensino da leitura e da escrita na produção autobiográfica de professores e alunos no Brasil (1870-1970) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo  and  SIMAO, Ana Margarida da Veiga. Abordagem (auto)biográfica: narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.02, pp.198-206. ISSN 1981-2582.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre narrativas (auto)biográficas registradas nos portfólios reflexivos de estudantes de um curso de formação inicial em Educação Básica (Portugal) e de um curso de Educação Superior em Pedagogia (Brasil). A investigação teve como foco evidenciar o possível elo entre narrativas (auto)biográficas e aprendizagem autorregulada, no processo de formação de professores. O material analisado permitiu visualizar questões que emergiram, relativas às aprendizagens e ao desenvolvimento de competências: o papel dos aprendizes de professor nas aprendizagens; a apropriação dos conteúdos; a consciência dos próprios processos de aprendizagem; o comprometimento com a aprendizagem e o desenvolvimento da tomada de decisão.

Keywords : Narrativas (Auto)Biográficas; Autorregulação; Portfólios Reflexivos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )