SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Velhas histórias coladas à pele: a importância das histórias de vida na formação do professorUma história das práticas de ensino da leitura e da escrita na produção autobiográfica de professores e alunos no Brasil (1870-1970) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo  y  SIMAO, Ana Margarida da Veiga. Abordagem (auto)biográfica: narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.02, pp.198-206. ISSN 1981-2582.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre narrativas (auto)biográficas registradas nos portfólios reflexivos de estudantes de um curso de formação inicial em Educação Básica (Portugal) e de um curso de Educação Superior em Pedagogia (Brasil). A investigação teve como foco evidenciar o possível elo entre narrativas (auto)biográficas e aprendizagem autorregulada, no processo de formação de professores. O material analisado permitiu visualizar questões que emergiram, relativas às aprendizagens e ao desenvolvimento de competências: o papel dos aprendizes de professor nas aprendizagens; a apropriação dos conteúdos; a consciência dos próprios processos de aprendizagem; o comprometimento com a aprendizagem e o desenvolvimento da tomada de decisão.

Palabras clave : Narrativas (Auto)Biográficas; Autorregulação; Portfólios Reflexivos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )