SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Abordagem (auto)biográfica: narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivosTerritórios das escritas do eu: pensar a profissão - narrar a vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CATANI, Denice Barbara  y  VICENTINI, Paula Perin. Uma história das práticas de ensino da leitura e da escrita na produção autobiográfica de professores e alunos no Brasil (1870-1970). Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.02, pp.207-212. ISSN 1981-2582.

O texto aborda investigação que discute amplamente a natureza das informações advindas das reconstruções memorialísticas e ficcionais e sublinha a possibilidade de se apreender, mediante o exame de tais fontes, as maneiras pelas quais os sujeitos constroem os sentidos das experiências de vida escolar e como estas integram-se ao desenvolvimento dos sujeitos ao longo de tempos diversos da existência. A pesquisa analisa tanto perspectivas reconstruídas a partir da posição de alunos quanto a partir do lugar dos professores. Em ambos os casos, são frequentes as referências às práticas de ensino da leitura e da escrita. Evidentemente, tais referências são melhor compreendidas à luz da história da escolarização e da análise de outras práticas sociais, mas também é de se sublinhar o fato de que as referências às experiências de vida escolar e, em especial, aquelas ligadas ao aprendizado da leitura e da escrita, são numerosas nas fontes autobiográficas.

Palabras clave : Leitura; Profissão Docente; Cultura Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )