SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Uma história das práticas de ensino da leitura e da escrita na produção autobiográfica de professores e alunos no Brasil (1870-1970)Walter Benjamin e a infância: apontamentos impressionistas sobre sua(s) narrativa(s) a partir de narrativas diversas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SOUZA, Elizeu Clementino de. Territórios das escritas do eu: pensar a profissão - narrar a vida. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.02, pp.213-220. ISSN 1981-2582.

O texto apresenta reflexões sobre possíveis aproximações entre memória, formação e profissionalização, para discutir percursos pessoais e coletivos de educadores, com vistas a destacar um corpo de saberes experienciado pelos professores e um sistema normativo de controle do magistério, no campo educacional baiano. Discute como imprimiram marcas no tocante à história da profissão docente, a partir da discussão teórica sobre entrevistas narrativas realizadas com educadores baianos que exerceram fortes influências no cenário educacional da Bahia entre os anos 1940 e 1980 e ainda exercem, atualmente, um ‘ofício’ profissional. O eixo central deste trabalho consiste em discutir questões concernentes à história da profissão e da profissionalização docente, no país, e a aspectos teórico-metodológicos das entrevistas narrativas.

Palavras-chave : Profissão Docente; Memória e Formação; Pesquisa (Auto)Biográfica; Entrevistas Narrativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )