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Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MARCRCHI, Rita de Cassia. Walter Benjamin e a infância: apontamentos impressionistas sobre sua(s) narrativa(s) a partir de narrativas diversas. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.02, pp.221-228. ISSN 1981-2582.

Este artigo trata da infância como objeto de reflexão filosófica em Walter Benjamin (WB), sugerindo que tal autor é o precursor dos atuais estudos sociais sobre a infância que veem a criança como ator social e como produtora de cultura, por ser muito anterior a Philippe Ariès. A experiência da infância em WB surge através do trabalho da sua memória sobre emoções, brinquedos e livros infantis, além de suas reflexões sobre pedagogia. Nos textos de WB sobre infância, no início do século XX, vemos afirmada a atual visão da especificidade das culturas infantis, em que a criança não é o adulto em miniatura, e sim detentora de uma razão própria, ainda que irracional aos nossos olhos. Assim, em WB, como em Baudelaire, a criança é o indivíduo capaz de descobrir ou criar o ‘novo’ em oposição ao ‘sempre-igual’; o novo como a constante e fascinada (re)descoberta da própria vida; aquilo que, paradoxalmente, é também o ‘eterno e o imutável’. Este artigo é composto de reflexões feitas à luz de textos de WB, de leitores e exegetas de sua obra e de autores de outras áreas do conhecimento com os quais se estabelece diálogo a partir dos textos benjaminianos.

Palavras-chave : Infância; Filosofia; Culturas Infantis; Walter Benjamin.

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