SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue02Walter Benjamin e a infância: apontamentos impressionistas sobre sua(s) narrativa(s) a partir de narrativas diversasA educação abre as portas para um mundo melhor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

MOROSINI, Marília Costa; CABRERA, Alberto F.  and  FELICETTI, Vera Lucia. Competências do pedagogo: uma perspectiva docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.02, pp.230-240. ISSN 1981-2582.

Este artigo tem como foco a identificação de competências e indicadores exigidos à formação de qualidade do pedagogo, a fim de que ele possa responder às necessidades que imperam no meio educacional e na sociedade. A partir de estudos do corpo docente da Faculdade de Educação da PUCRS e de um professor visitante, Dr. Alberto Cabrera, a pesquisa teve como metodologia basilar grupos focais de docentes. Considerando que o Estado Brasileiro regula, avalia e supervisiona os cursos de graduação, partiu-se do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais, do Conselho Nacional de Educação - CNE, para os cursos de Pedagogia, e, em nível institucional, do Projeto Político Pedagógico - PPP - do curso de Pedagogia da PUCRS. Como resultado, foram identificadas cinco competências: conhecimento da área de atuação, ação didático-pedagógica, ação investigativa, gestão de processos educativos e exercício da cidadania. Nessa fase da pesquisa, merece destaque a metodologia utilizada, que imbrica o nacional com o local e a percepção dos docentes do curso sobre a legislação determinante, num processo de construção compartilhada.

Keywords : Formação do Pedagogo; Metodologia Compartilhada; Competências e Indicadores de Qualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )