SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Walter Benjamin e a infância: apontamentos impressionistas sobre sua(s) narrativa(s) a partir de narrativas diversasA educação abre as portas para um mundo melhor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MOROSINI, Marília Costa; CABRERA, Alberto F.  y  FELICETTI, Vera Lucia. Competências do pedagogo: uma perspectiva docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.02, pp.230-240. ISSN 1981-2582.

Este artigo tem como foco a identificação de competências e indicadores exigidos à formação de qualidade do pedagogo, a fim de que ele possa responder às necessidades que imperam no meio educacional e na sociedade. A partir de estudos do corpo docente da Faculdade de Educação da PUCRS e de um professor visitante, Dr. Alberto Cabrera, a pesquisa teve como metodologia basilar grupos focais de docentes. Considerando que o Estado Brasileiro regula, avalia e supervisiona os cursos de graduação, partiu-se do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais, do Conselho Nacional de Educação - CNE, para os cursos de Pedagogia, e, em nível institucional, do Projeto Político Pedagógico - PPP - do curso de Pedagogia da PUCRS. Como resultado, foram identificadas cinco competências: conhecimento da área de atuação, ação didático-pedagógica, ação investigativa, gestão de processos educativos e exercício da cidadania. Nessa fase da pesquisa, merece destaque a metodologia utilizada, que imbrica o nacional com o local e a percepção dos docentes do curso sobre a legislação determinante, num processo de construção compartilhada.

Palabras clave : Formação do Pedagogo; Metodologia Compartilhada; Competências e Indicadores de Qualidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )