SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue03Las investigaciones en educación artística y las metodologías artísticas de investigación en educación: temas, tendencias y miradasA cultura visual antes da cultura visual author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

PARSONS, Michael. Interpretação da arte através de metáforas. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.03, pp.286-292. ISSN 1981-2582.

O artigo aborda o pensamento nas artes através da metáfora. Reconhece a relevância da posição de Lakoff e Johnson, que veem a metáfora como a maneira fundamental pela qual elaboramos os significados das nossas experiências corporais. Contudo, a maior parte das pesquisas refere-se às metáforas verbais. O presente trabalho enfoca as metáforas visuais, especificamente, se e como as metáforas na mídia visual são diferentes de metáforas na mídia verbal, tendo como referência a obra de Max Black, que defende o ponto de vista de que a metáfora é basicamente uma questão de pensamento e não simplesmente uma figura de linguagem.

Keywords : Metáfora; Interpretação nas Artes; Metáforas Visuais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )