SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Las investigaciones en educación artística y las metodologías artísticas de investigación en educación: temas, tendencias y miradasA cultura visual antes da cultura visual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

PARSONS, Michael. Interpretação da arte através de metáforas. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.03, pp.286-292. ISSN 1981-2582.

O artigo aborda o pensamento nas artes através da metáfora. Reconhece a relevância da posição de Lakoff e Johnson, que veem a metáfora como a maneira fundamental pela qual elaboramos os significados das nossas experiências corporais. Contudo, a maior parte das pesquisas refere-se às metáforas verbais. O presente trabalho enfoca as metáforas visuais, especificamente, se e como as metáforas na mídia visual são diferentes de metáforas na mídia verbal, tendo como referência a obra de Max Black, que defende o ponto de vista de que a metáfora é basicamente uma questão de pensamento e não simplesmente uma figura de linguagem.

Palabras clave : Metáfora; Interpretação nas Artes; Metáforas Visuais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )