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Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

BRITTO, Fabiano de Lemos. A máquina da cultura: pedagogia e política entre Wilhelm von Humboldt e Nietzsche. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.03, pp.302-309. ISSN 1981-2582.

A relação entre as demandas da cultura e a interferência política do Estado na esfera da educação foi um dos temas mais importantes do debate intelectual na Alemanha desde o final do século XVIII até a unificação de 1871. A curva descrita por esse período, que tem Wilhelm von Humboldt e Nietzsche como seus dois extremos, constitui, em última análise, a própria trajetória do liberalismo no sistema de ensino alemão do século XIX. Ao reconstruirmos os elementos conceituais envolvidos nesse debate podemos não apenas resgatar as questões que permitiram ao modelo germânico alcançar o sucesso obtido na Europa de então como modelo pedagógico, mas, ao mesmo tempo, compreender como as filosofias de Humboldt e Nietzsche se caracterizaram, em certo momento, como um esforço de participar desta discussão.

Palavras-chave : Pedagogia Alemã; Filosofia Alemã; Wilhelm Von Humboldt; Nietzsche.

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