SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03A máquina da cultura: pedagogia e política entre Wilhelm von Humboldt e NietzscheFilosofia e literatura: diálogo motivado a partir de Platão e Tchekhov índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Arte, só na aula de arte?. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.03, pp.311-316. ISSN 1981-2582.

A pergunta que dá título ao artigo é o mote da conversa que o texto deseja compartilhar. O convite é para percorrer trajetos em encontros com a arte, com a palavra “estética”, com a potencialidade da arte contemporânea, com o “olhar de missão francesa” que teima em considerar a arte como expressão da beleza. No percurso, a proposição da leitura de uma imagem incompleta, tenta provocar idas e voltas conceituais na percepção do próprio ato de leitura oferecida como curadoria educativa na processualidade da mediação cultural. Declanchar, tirar a tranca. Não será esta a tarefa maior da mediação cultural: abrir o que estava travado, libertar o olhar amarrado ao já conhecido para ver além? Não será este o sentido da educação estética? Os territórios de arte de arte & cultura, instigando o pensamento rizomático, não seriam nutrição estética para ir além das obras de arte conhecidas e das biografias dos artistas? Na ampliação de horizontes, cabe ao leitor a resposta: Afinal, arte, só na aula de arte?

Palavras-chave : Arte; Mediação Cultural; Territórios de Arte & Cultura; Educação Estética; Vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )