SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Arte, só na aula de arte?Nos interstícios da cultura: as contribuições da filosofia intercultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

RAMOS, Flávia Brocchetto; GUTIERRES, Athany  y  KICH, Morgana. Filosofia e literatura: diálogo motivado a partir de Platão e Tchekhov. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.03, pp.317-323. ISSN 1981-2582.

Este artigo tem por objetivo apresentar aproximações entre a filosofia e a literatura e discutir a relevância de seus textos na prática docente. Essas duas áreas do conhecimento, através da sabedoria e de processos civilizatórios que envolvem seus escritos, dialogam de diferentes maneiras, contribuindo para a formação do sujeito. O estudo, vinculado à linha de pesquisa Educação, Linguagens e Tecnologia, do PPGEd/UCS, sustenta-se a partir dos pressupostos da obra de Platão e de uma breve análise de um conto do escritor russo Anton P. Tchekhov (1999), representante da literatura clássica. Tais disciplinas constituem instrumentos valiosos para uma educação comprometida com a humanização dos indivíduos.

Palabras clave : Educação; Literatura; Filosofia; Leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )