SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Filosofia e literatura: diálogo motivado a partir de Platão e TchekhovDesafios e soluções em ambientes de ensino e aprendizagem de língua materna para crianças de 6 anos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MENEZES, Magali Mendes de. Nos interstícios da cultura: as contribuições da filosofia intercultural. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.03, pp.324-329. ISSN 1981-2582.

O presente trabalho tem como objetivo refletir a importância da Interculturalidade no campo da educação. Aprofunda-se, desse modo, o conceito de cultura em diferentes autores para, a partir do pensamento do filósofo cubano Raúl Fornet-Betancourt, refletir as contribuições da filosofia intercultural na educação. Quando pensamos desde os interstícios da cultura intencionamos provocar a reflexão para um tema que parece ter sido tão discutido por diferentes áreas do conhecimento, inclusive pela própria Educação. Contudo, pensar a cultura dentro do atual contexto em que vivemos nos exige fundamentalmente compreender a complexidade das relações entre as diversas culturas. A interculturalidade se apresenta assim como uma exigência ética de reconhecimento do outro onde o diálogo torna-se um exercício de justiça.

Palabras clave : Interculturalidade; Filosofia Intercultural; Educação; Diálogo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )