SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue03Currículo e ação educativa emancipatória: implicações políticas e epistemológicasVínculos entre a relação com o saber de Bernard Charlot e categorias bachelardianas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

OLIVEIRA, Raquel Gomes de  and  GIORGRGI, Cristiano Amaral Garboggggini Di. Princípios da cognição situada e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.03, pp.360-368. ISSN 1981-2582.

Este artigo busca mostrar que o conceito de cognição situada pode ser fecundo para processos de formação de professores; portanto; para a prática pedagógica dos cursos de licenciatura. Assim, apresentamos os aportes teóricos trazidos por esse conceito, para, então, apontarmos que as diretrizes nacionais para a formação de professores da Educação Básica, estipuladas tanto pelo Parecer CNE/CP 09/2001 quanto pela Resolução CNE/CP 01/2002, podem ser mais ricamente operacionalizadas quando se consideram os mencionados aportes teóricos. Trazemos ainda exemplos de experiências de práticas pedagógicas que sugerem como essa operacionalização pode acontecer na prática.

Keywords : Cognição Situada; Formação de Professores; Prática Pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )