SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue03Princípios da cognição situada e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professoresA tessitura de experiências compartilhadas, negociadas e potencializadas no currículo no ensino superior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

TROPIA, Guilherme  and  CALDEIRA, Ademir Donizeti. Vínculos entre a relação com o saber de Bernard Charlot e categorias bachelardianas. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.03, pp.369-375. ISSN 1981-2582.

Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas categorias da epistemologia de Gaston Bachelard e da teoria da relação com o saber de Bernard Charlot, a fim de promover uma reflexão sobre possíveis relações entre elas. Apropriamo-nos de abordagens epistemológicas da obra de Bachelard, como a formação do espírito científico, os obstáculos epistemológicos e pedagógicos e a perspectiva descontinuísta, para apontar possíveis vínculos com a formulação da questão e do conceito da relação com o saber de Charlot e a dinâmica entre descontinuidade/continuidade da relação com o saber na escola.

Keywords : Relação com o Saber; Epistemologia; Conhecimento Científico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )