SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Princípios da cognição situada e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professoresA tessitura de experiências compartilhadas, negociadas e potencializadas no currículo no ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

TROPIA, Guilherme  y  CALDEIRA, Ademir Donizeti. Vínculos entre a relação com o saber de Bernard Charlot e categorias bachelardianas. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.03, pp.369-375. ISSN 1981-2582.

Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas categorias da epistemologia de Gaston Bachelard e da teoria da relação com o saber de Bernard Charlot, a fim de promover uma reflexão sobre possíveis relações entre elas. Apropriamo-nos de abordagens epistemológicas da obra de Bachelard, como a formação do espírito científico, os obstáculos epistemológicos e pedagógicos e a perspectiva descontinuísta, para apontar possíveis vínculos com a formulação da questão e do conceito da relação com o saber de Charlot e a dinâmica entre descontinuidade/continuidade da relação com o saber na escola.

Palabras clave : Relação com o Saber; Epistemologia; Conhecimento Científico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )