SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Vínculos entre a relação com o saber de Bernard Charlot e categorias bachelardianasA articulação entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: o caso da Residência Pedagógica da Unifesp índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FERRACO, Carlos Eduardo  y  NUNENES, Kezia Rodrigues. A tessitura de experiências compartilhadas, negociadas e potencializadas no currículo no ensino superior. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.03, pp.376-384. ISSN 1981-2582.

Este trabalho discute processos de formação de uma turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo na perspectiva do currículo em rede, que considera uma multirreferencialidade na tessitura de diferentes campos discursivos e exercita outras racionalidades, ao enredar saberes, fazeres, poderes e subjetividades. Utiliza os ensaios e outras produções individuais e coletivas dos alunosprofessores em formação inicial, a fim de debater seus usos e apropriações, bem como seus modos particulares de consumo a respeito do currículo. Essa articulação permite pensar em cartografias que superem a linearidade, a ordenação e as dicotomias impressas na racionalidade hegemônica e nos modelos consagrados de pesquisa, em busca de outros modos de discutir os cotidianos como espaçotempo de criação e de experiência, considerando a complexidade que envolve essa tessitura.

Palabras clave : Ensino Superior; Currículo; Experiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )