SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue01La historia material e inmaterial de la escuela: memoria, patrimonio y educaciónA historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

CUNHA, Maria Teresa Santos. Rastros de leituras: um estudo no acervo de livros do Museu da Escola Catarinense (décadas de 20 a 60 do século XX). Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.01, pp.18-27. ISSN 1981-2582.

Este estudo pretende analisar a presença leitora em livros que compõem o acervo, já catalogado, do Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis, Santa Catarina. O trabalho trata de repertoriar o acervo e evidenciar rastros de práticas leitoras caracterizados pelos objetos-relíquia que foram guardados em seu interior; pelas anotações feitas em suas margens; pelas dedicatórias deixadas em suas páginas, usos que sinalizam para uma história cultural da educação pela via dos livros e seus leitores. Conhecer mais sobre os livros escolares abre possibilidades para futuras pesquisas sobre a cultura material escolar em interface com a história cultural da leitura, o que permite apontar temas e significações capazes de contribuir para o conhecimento de uma determinada fração da sociedade escolarizada, no momento em que o Estado fez da leitura um saber escolar e deu à escola a responsabilidade de formar leitores e leitoras.

Keywords : Livros Escolares; Cultura Material Escolar; Museu da Escola Catarinense; História da Leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )