SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue01Rastros de leituras: um estudo no acervo de livros do Museu da Escola Catarinense (décadas de 20 a 60 do século XX)Actores, instituciones e ideas en la historiografia de la educación Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

PINTASSILGO, Joaquim António de Sousa  and  MOGARRO, Maria João. A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.01, pp.28-41. ISSN 1981-2582.

O presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa no campo da História da Educação. Seleccionámos, para tal, uma das áreas de trabalho em que temos estado implicados e que permite apreciar algumas das tendências gerais: a História da Formação de Professores. O corpus aqui analisado acaba por representar uma espécie de amostra da produção portuguesa, relativamente à qual procurámos traçar o “estado da arte” (abordagens, temáticas, fontes, etc.). A História da Formação de Professores, em articulação com a História da Profissão Docente, tem sido uma das áreas a manifestar algum dinamismo na investigação portuguesa recente. Esse facto decorre tanto do reconhecimento do papel desempenhado historicamente pela formação de professores e pelas suas instituições, no âmbito do processo de profissionalização da actividade docente, como da consciência da importância de uma memória histórica na construção da identidade profissional.

Keywords : Historiografia da Educação; Formação de Professores; Profissão Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )