SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Rastros de leituras: um estudo no acervo de livros do Museu da Escola Catarinense (décadas de 20 a 60 do século XX)Actores, instituciones e ideas en la historiografia de la educación Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

PINTASSILGO, Joaquim António de Sousa  e  MOGARRO, Maria João. A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.01, pp.28-41. ISSN 1981-2582.

O presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa no campo da História da Educação. Seleccionámos, para tal, uma das áreas de trabalho em que temos estado implicados e que permite apreciar algumas das tendências gerais: a História da Formação de Professores. O corpus aqui analisado acaba por representar uma espécie de amostra da produção portuguesa, relativamente à qual procurámos traçar o “estado da arte” (abordagens, temáticas, fontes, etc.). A História da Formação de Professores, em articulação com a História da Profissão Docente, tem sido uma das áreas a manifestar algum dinamismo na investigação portuguesa recente. Esse facto decorre tanto do reconhecimento do papel desempenhado historicamente pela formação de professores e pelas suas instituições, no âmbito do processo de profissionalização da actividade docente, como da consciência da importância de uma memória histórica na construção da identidade profissional.

Palavras-chave : Historiografia da Educação; Formação de Professores; Profissão Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )