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Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

GUIMARAES, Rosângela M. C.  e  GATTI JUNIOR, Décio. A institucionalização da disciplina história da educação na escola normal mineira na primeira metade do século XX. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.01, pp.54-65. ISSN 1981-2582.

Este estudo trata da apresentação dos resultados de investigação sobre o surgimento, a constituição e a institucionalização da História da Educação como disciplina escolar em cursos de formação de professores. Nesse caso, examina-se o processo de introdução da disciplina nos cursos normais mineiros, a partir do Decreto 8162, de 20 de janeiro de 1928, e de seus regulamentos, instituídos durante o governo de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, que, à época, fora secretariado por Francisco Campos. Esse processo de institucionalização da disciplina ocorreu em meio a um contexto de reformas educacionais em Minas Gerais, que também estavam por acontecer em outros estados brasileiros, sob a influência significativa dos princípios escolanovistas e da forma tomada pela formação de professores, em especial, na Europa e nos Estados Unidos. As fontes utilizadas incluem a legislação educacional mineira do período e a bibliografia de referência existente.

Palavras-chave : Disciplina Escolar; História da Educação; Escola Normal.

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