SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01A institucionalização da disciplina história da educação na escola normal mineira na primeira metade do século XXA cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CASTILLO GOMEZ, Antonio. Educação e cultura escrita: a propósito dos cadernos e escritos escolares. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.01, pp.66-72. ISSN 1981-2582.

Com o protagonismo que o estudo dos cadernos e outros escritos escolares têm adquirido nos últimos anos no âmbito da História da Educação, este texto procura analisar esse campo desde os pressupostos metodológicos da História social da cultura escrita. Com esse propósito, revisa algumas linhas de pesquisa adotadas até esta data e sugere outras, a fim de dar maior relevância aos aspectos gráficos, materiais e textuais das escritas escolares. Busca uma investigação de natureza diacrônica e transdisciplinar, com base na necessária integração de cada objeto escrito no conjunto de atividades que definem a cultura escrita em cada momento e, ainda mais, nas práticas sociais da cultura escrita contemporânea.

Palabras clave : Cadernos Escolares; Escrituras Escolares; Cultura Escolar; Escritura Cotidiana; História Social da Cultura Escrita; História da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )