SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue01Educação e cultura escrita: a propósito dos cadernos e escritos escolaresTeoria crítica, reconhecimento social e política educacional: uma análise do discurso do Programa Nacional de Inclusão de Jovens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

ARRIADA, Eduardo  and  TAMBARA, Elomar Antonio Callegaro. A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.01, pp.73-88. ISSN 1981-2582.

O processo de modernidade teve especial significação no Brasil no século XIX. Entre as esferas de sua influência, a que mais se destacou foi a do recinto escolar. A ideia de civilizar a população por meio de um saber vinculado à moralização, ordenamento religioso, civilidade, etc., passou a não ser suficiente para a formação do novo homem alfabetizado demandado pelo novel padrão de desenvolvimento industrial. Ao par, e não menos importante, instituiu-se uma “machina de ensinar” subordinada aos interesses do capitalismo em consolidação. Houve, sem dúvida, uma adequação do sistema de educação à produção e, principalmente, ao consumo em massa. Uma nova racionalidade impôs-se, a qual estava vinculada principalmente à aquisição da escrita, objeto deste estudo.

Keywords : Aquisição da Escrita; História da Educação; Cultura Material Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )