SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue01Teoria crítica, reconhecimento social e política educacional: uma análise do discurso do Programa Nacional de Inclusão de JovensA função pedagógica da ética em Aristóteles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FAVERO, Altair Alberto  and  TAUCHEN, Gionara. Didática, hermenêutica e pluralidade em educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.01, pp.102-109. ISSN 1981-2582.

A educação é algo imprescindível em toda e qualquer sociedade que atingiu certo grau de desenvolvimento. Entretanto, o que será conservado e transmitido para as futuras gerações e o que precisa ser mudado para acompanhar as transformações ocorridas na dinâmica da própria sociedade é algo profundamente problemático, que precisa ser compreendido e analisado cuidadosamente. O presente texto visa a refletir sobre o processo educativo numa perspectiva hermenêutica e sobre as decorrências didáticas que tal perspectiva possui num contexto de pluralidade educativa. Para tanto, inicia-se contextualizando a hermenêutica no cenário filosófico/educacional contemporâneo, descrevendo de que forma a hermenêutica filosófica de Gadamer pode se mostrar promissora para se pensar propostas alternativas que superem a visão instrumental de conhecimento e de educação caracterizada pela relação sujeito-objeto; num segundo ponto, indicam-se algumas tarefas da hermenêutica para projetar a educação num mundo plural; por fim, trata-se da didática numa perspectiva hermenêutica.

Keywords : Hermenêutica; Pluralidade Educativa; Didática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )