SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Fixação de fronteiras ou mudança por aproximação? Sobre a tensa relação entre teoria educacional e pesquisa empírica em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SURANSKY, Caroline  e  KUNNEMAN, Harry. Cosmopolitismo e a miopia humanista. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.148-158. ISSN 1981-2582.

Em vista da tensão entre a enorme relevância do cosmopolitismo, por um lado, e a situação prática preocupante do nosso planeta, por outro, o texto defende que o projeto cosmopolitista carece de novos horizontes de inspiração. Em busca de tal horizonte, o texto enfoca a relação entre humanismo e cosmopolitismo, em particular as consequências, para o projeto cosmopolitista, daquilo que os autores denominam “miopia humanista”. Essa miopia surge da crença de que “lá no fundo” todos os seres humanos estão primariamente orientados para formas benevolentes, empáticas e dialógicas de se vincular com os outros. Isso leva a uma negligência sistemática das propensões dos seres humanos para formas indiferentes, malévolas e violentas de relacionar-se com os outros. O estudo argumenta em prol de um humanismo crítico, objetivando uma visão cosmopolita de uma sociedade mundial mais justa e sustentável, mas de igual forma crítica com relação às diferentes manifestações da miopia humanista.

Palavras-chave : Cosmopolitismo; Miopia Humanista; Humanismo Crítico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )